Submarinos

O primeiro submarino foi desenhado por Leonardo da Vinci por volta de 1515. Em 1620 o primeiro submarino funcional foi construido por Cornelius Drebbel e testado no rio Tâmisa, porém funcionou apenas por três horas. Pelo menos 14 projetos haviam sido patenteados até 1727. Eles incorporavam estruturas de madeira cobertas de couro embebido em óleo impermeável, com remos que se estendiam do casco para propulsão.

Mas foi devido as grandes guerras que os projetos de submarino avançaram:
O inventor norte-americano David Bushnell desenvolveu o primeiro submarino militar em 1775, durante a revolução americana, "O Turtle". Ele era movido através de manivelas internas conectadas à hélices externas. Sua primeira missão foi colocar um dispositivo explosivo no casco de um navio inimigo, a bomba não fixada corretamente e a missão falhou. Apartir deste incidente muitos tentaram aprimorar a técnica de fixação do dispositivo, porém não conseguiram fugir da área da explosão.

Em 1867, um passo importante foi dado com o lançamento do primeiro submarino movido a vapor do mundo, o Ictineo II, criado por Narcis Monturiol, da Espanha.

Os engenheiros alteraram o desenho das hélices, desenvolveram submarinos híbridos diesel-elétricos, que são acionados por um motor diesel quando navegam na superfície e por motores elétricos quando mergulham. A combinação permitiu economizar oxigênio precioso nos períodos submersos e ajuda a manter a integridade do ar no interior do submarino

O proximo passo foi dado pelos nazistas durante a segunda guerra mundial, com o surgimento do "U-Boats", tinham cascos com boa hidrodinâmica, o que os fazia operar em velocidades superiores à dos barcos dos EUA e da URSS. Também usavam um snorkel, que consistia basicamente em dois tubos que conectavam o submarino sob a água à superfície. Isso permitia que o barco navegasse submerso mesmo usando o motor a diesel.

O passo final seria dado novamente em uma guerra, a guerra fria, Os Estados Unidos desenvolveram o primeiro submarino nuclear do mundo, o "Nautilus". Em contraste com os submarinos diesel-elétricos que o haviam precedido, o Nautilus tinha alcance praticamente ilimitado. Além disso, podia se manter submerso por muito tempo, já que não precisava emergir para recarregar suas baterias elétricas. E enquanto a maioria dos submarinos eram concebidos para navegar primordialmente na superfície e mergulhar ocasionalmente, o Nautilus foi criado para viajar submerso e só emergir ocasionalmente.

Após alguns aperfeiçoamentos o modelo nuclear é o que continua sendo usado em grande escala hoje em dia.

Fonte do texto e da Imagem:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/submarino-nuclear.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário